Anatel reforçará cooperação com países vizinhos para reduzir diferenças

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) reforçará, a partir do segundo semente, os entendimentos de cooperação  com todos os países da região das Américas no campo das telecomunicações. A informação foi dada hoje pelo presidente da agência, embaixador Ronaldo Sardenberg, durante a abertura do Fórum de Desenvolvimento Regional 2008 da UIT (União Internacional de Telecomunicações).

O objetivo é reduzir as diferenças técnicas e de normatização especialmente com os países vizinhos, de maneira que a questão das telecomunicações deixe de ser pensada só internamente, mas de como ela acontece em toda a região. Sardenberg defendeu também que haja uma avanço na área de normatização e padronização, capitaneado pelos países desenvolvidos, para reduzir as lacunas existente com os países em desenvolvimento. “O Brasil está a vontade para falar nisso porque tem alcançado progressos extraordinário, é um exemplo de bom resultado, de êxito”, disse.

O secretário da Comissão Interamericana de Telecomunicações (Citel), Clóvis Baptista, e o diretor do Escritório de Normalização das Telecomunicações da União Internacional de Telecomunicações (UIT), Malcolm Johnson, também participaram da abertura do fórum, cujo objetivo é a preparação da região das Américas para a Assembléia Mundial de Normalização das Telecomunicações 2008 (AMNT-08) da União Internacional de Telecomunicações (UIT), evento promovido no período de 21 a 30 de outubro, na cidade de Joanesburgo, África do Sul.

Em seguida, nos dias 21 e 22, ocorrerá a Reunião Preparatória das Américas da UIT-T para a AMNT-08. Esta reunião terá acesso restrito aos Estados Membros da UIT e Membros do Setor de Normalização (UIT-T).

Na sexta-feira, dia 23 , será realizada a Reunião Extraordinária do Grupo de Trabalho de Preparação para a AMNT-08 do Comitê Consultivo Permanente I – Telecomunicações (CCP.I) da Comissão Interamericana de Telecomunicações (Citel),com acesso restrito aos delegados inscritos na Citel.

Esses eventos têm o objetivo de disseminar a importância da adoção de normas e padrões de telecomunicações nacional e internacionalmente, promover discussão de assuntos sobre normalização entre os Estados Membros e entre Membros e não-Membros da UIT-T, e desenvolver entendimento regional sobre os principais temas que serão discutidos na AMNT-08.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *