Comissão de anistia aprova pedidos de indenização de 20 jornalistas

Na tarde desta sexta-feira (4) na 1ª reunião da Caravana da Anistia, realizada na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Rio de Janeiro, o cartunista Ziraldo Alves Pinto, junto de outros 19 profissionais de imprensa, foi considerado anistiado político. A Comissão julgou e deferiu todos os 20 processos que estavam na pauta do dia, requerendo reparação e indenização pelos traumas que sofreram como vítimas da ditadura militar. As maiores indenizações foram concedidas aos cartunistas Jaguar (R$ 1.027. 383, 29) e Ziraldo (R$ 1.253.000,24).

104 processos de jornalistas foram mapeados e considerados como prioridades legais. Do total, a comissão concluiu que 54 já poderiam ser julgados. A proposta da Caravana é percorrer todo o país até 2010, a fim de difundir o conhecimento histórico e procurar mobilizar a sociedade para o tema.

Confira a lista dos profissionais de imprensa, declarados anistiados políticos na última sexta:

Sinval de Itacarambi Leão, editor e diretor responsável da Revista Impresa, Joana D´Arc Bizzotto Lopes, George de Barros Cabral, Ziraldo Alves Pinto, Ari Candido Fernandes, Maria Regina Pedrosa de Senna Figueiredo, Orlando Maretti Sobrinho, Sérgio de Magalhães Gomes Jaguaribe (Jaguar), Ricardo de Moraes Monteiro, , Maria José Rios Peixoto da Silveira Lindoso, Félix Augusto de Athayde, Amaro Alexandrino da Rocha, Pery de Araújo Cotta, Josail Gabriel de Sales, Reynaldo Jardim Silveira, Carlos Guilherme De Mendonça Penafiel , Octávio Malta (declaração post mortem), Nilson Nobre de Almeida, Jorge Saldanha de Araújo, Maria Ignes da Costa Duque Estrada Bastos.

As informações são de Thaís Naldoni, do Portal Impresa.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *