Ministério da Justiça inicia pesquisa de opinião sobre hábitos de consumo de TV

O Ministério da Justiça deu início a uma pesquisa nacional para avaliar como os pais ou responsáveis percebem a influência de programas de televisão no comportamento dos filhos. A iniciativa é da Secretaria Nacional de Justiça, realizada por meio do Departamento de Classificação, Títulos e Qualificação (Dejus).

A pesquisa “Radiodifusão de Conteúdo Inadequado, a Classificação Indicativa e os Direitos Humanos” também pretende avaliar vários outros pontos importantes, como a percepção das crianças sobre cenas de sexo, drogas e violência; quanto tempo elas passam em frente à TV; e os programas preferidos.

Serão entrevistadas duas mil crianças e adolescentes, e dois mil adultos em todo o país. Nas 11 regiões metropolitanas contempladas pelo Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci) será possível verificar se a exposição constante a conteúdos audiovisuais inadequados pode, de fato, provocar um comportamento agressivo no telespectador.

O instituto responsável pela aplicação e tabulação do estudo é a Microbank, vencedora do pregão realizado em dezembro de 2007. Nas próximas seis semanas, a empresa vai efetuar a pesquisa de campo e entregar um relatório final ao Ministério da Justiça. O resultado final deve ser divulgado em abril.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *