Associação Brasileira de Produtores Independentes de Televisão divulga nota em apoio à TV Brasil

A Associação Brasileira de Produtores Independentes de Televisão (ABPI-TV) divulgou nesta segunda-feira, 18/02, nota em apoio à nova TV pública. A associação diz que "acompanhou de perto o processo que resultou na criação da EBC e da TV Brasil", constantando "a importância e a necessidade de uma TV Pública forte". A Medida Provisória 398, que criou a Empresa Brasil de Comunicação, deve ser votada na Câmara nesta terça-feira, 19/02.

Veja a íntegra da nota da ABPI-TV:

*

ABPITV apóia a criação da EBC e da TV Brasil

A Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (ABPITV), que representa mais de cem empresas produtoras nacionais de conteúdo de qualidade para TV, acompanhou de perto o processo que resultou na criação da Empresa Brasil de Comunicação – EBC e da TV Brasil. Com participação ativa nos debates em diferentes espaços, em especial o Fórum das TVs Públicas, constatou a importância e a necessidade de uma TV Pública forte, objetivando o cumprimento dos preceitos constitucionais referentes à radiodifusão, no tocante à valorização da nossa cultura, à pluralidade de idéias, ao compromisso com a democracia e cidadania, à valorização da produção regional e ao desenvolvimento da produção independente.

No mundo todo, a televisão pública – entidade que presta contas aos cidadãos e suas instituições – surgiu antes da TV comercial. Hoje, emissoras como BBC, no Reino Unido, CBC, no Canadá, ZDF, na Alemanha, NHK, no Japão (só para citar alguns países) são sinônimos de qualidade e audiência. No Brasil, o ciclo é inverso, começando pela TV comercial e hoje, apesar do alto padrão técnico reconhecido mundialmente, nos debatemos com problemas de adequação dos conteúdos às faixas etárias e ausência de um efetivo mercado audiovisual.

Em outras palavras, um mercado que funcione para além dos estúdios das emissoras e integre os produtores independentes com diferentes olhares sobre a programação de TV em um país continental como o nosso.

É nesse sentido que a ABPITV vem a público apoiar a MP 398 em total apoio às recém-criadas EBC e TV Brasil, assim como apóia a existência e a permanência de todas as emissoras educativas e públicas regionais brasileiras. A ABPITV acredita que só com uma televisão pública plural, independente e de qualidade será possível usar o potencial dessa incrível ferramenta a serviço da maioria do povo brasileiro.

ABPITV – Associação Brasileira de Produtores Independentes de Televisão

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *