Cai audiência de TV entre mais ricos e adolescentes

O brasileiro das classes A e B viu menos TV em 2007 do que em 2006, revela estudo inédito do Ibope. É a primeira vez, pelo menos desde 2001, quando o jornal passou a obter o levantamento do instituto, que o consumo diário de televisão cai em um segmento econômico.

A audiência da TV sofreu redução entre crianças de 4 a 11 anos (menos 1min58s por dia) e adolescentes de 12 a 17 anos (menos 3min35s). Cresceu espantosos 17min35s entre jovens de 18 a 24 anos, mas caiu entre os adultos de 25 a 34 anos (menos 5min09s) e de 35 a 49 anos (menos 5min31s). E aumentou 5min47s entre as pessoas com mais de 50 anos, único segmento etário que havia se retraído em 2006.

A queda entre os mais ricos e entre crianças e adolescentes indica que as pessoas estão desligando seus televisores para se dedicarem exclusivamente à internet ou a outras atividades. Nos últimos anos, segundo o Ibope, as pessoas consumiram simultaneamente TV e internet, porque ambas cresceram.

Na soma geral da população, o consumo de TV aumentou em 2007. Na média, cada brasileiro permaneceu 5 horas, 5 minutos e 52 segundos com o televisor ligado, apenas 1min06s a mais do que em 2006. O ritmo do crescimento do uso da TV já havia desacelerado em 2006, após aumento de mais de meia hora de 2001 a 2005.

Os dados são da amostra nacional do Ibope, que em 2007 representou 56,067 milhões de pessoas. Não refletem, exatamente, a audiência dos programas, mas sim o tempo em que cada indivíduo permaneceu com o televisor ligado, seja na TV aberta, seja na TV paga, seja com DVD ou videogame.

As classes A e B (31% da amostra) consumiram 4h40min08s de TV por dia, 3min46s a menos do que em 2006. Na classe C (41%), foram 5h10min13s, aumento de 57s. Nas D e E (28%), o consumo foi de 5h28min10s -9min13s a mais.

Crianças, adolescentes e adultos de até 34 anos ligaram a TV de 4h50min a 4h55min por dia. Já as pessoas com mais de 50 anos atingiram 5h40min14s à frente do televisor.

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