Festivais de cinema atraíram mais de 2 milhões de pessoas em 2006

O Fórum dos Festivais estima que 2,2 milhões de pessoas compareceram a festivais de cinema no Brasil em 2006, e que a realização destes eventos movimentou cerca de R$ 60 milhões em todo o país (sendo 43,66% provenientes da Lei Rouanet). O diagnóstico, realizado com apoio financeiro do Fundo Nacional de Cultura, do Ministério da Cultura, por meio de convênio com a Secretaria do Audiovisual, indica que os 123 festivais de cinema realizados no Brasil e os nove festivais de cinema brasileiro no exterior reuniram um público de 2.209.559 pessoas em 2006.

Os resultados foram apresentados na segunda-feira, 21, durante o lançamento do Diagnóstico Setorial 2007 / Indicadores 2006 dos Festivais Audiovisuais, realizado pelo Fórum dos Festivais.

Segundo o diagnóstico, o número de festivais aumentou de 44, em 2000, para 132, em 2006, com aumento médio de 19,82% a cada ano. No aspecto localização, Roraima e Acre são os dois únicos estados brasileiros que não têm registros de festivais de cinema, enquanto a região Sudeste concentra a maioria (51,52%) dos eventos. A pesquisa identifica, no entanto, crescimento dos eventos nas outras regiões brasileiras, e aponta que o aumento percentual dos festivais entre 2005 e 2006 foi maior nas regiões Norte (aumento de 80%) e Nordeste (42%).

O estudo aponta ainda que os festivais são importantes para levar o cinema a cidades que não têm salas, e ainda para servir como plataforma de divulgação de curtas-metragens.

O diagnóstico mapeou os festivais nacionais a partir de dados do Fórum dos Festivais e do Guia Brasileiro de Festivais de Cinema e Vídeo (Kinoforum). Os organizadores dos festivais responderam a questionários sobre aspectos de perfil do público e das obras exibidas, segmento de atuação, ações de formação e de inclusão, economia do setor.

O documento completo pode ser acessado no endereço: http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2008/01/diagnostico.pdf

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *