Venda de set-top boxes ainda “está devagar”, dizem fabricantes

A venda de receptores de TV digital aberta ainda não deslanchou. "Está devagar, o que não é inesperado. O consumidor tem que ser mais exposto ao produto", disse uma fonte em uma das empresas fabricantes. Para ele, as vendas vão aumentar quando as pessoas começarem a perceber a vantagem do sinal digital. "Hoje os canais já anunciam que determinada programação está disponível em alta definição, mas é preciso que o consumidor veja esta programação em HD para perceber a vantagem", disse.

A fonte divide o consumidor potencial de set-top boxes entre os que querem ter acesso à alta definição e os que querem apenas melhorar a imagem em seus aparelhos de tubo de imagem. Para os primeiros "o movimento combina a troca dos aparelhos de tubo pelos de LCD". No segundo caso, segundo a fonte, ainda é necessário resolver questões de áreas de sombra na cidade de São Paulo (por enquanto a única com transmissão digital).

Campanha contra

Embora acredite que a venda aparelhos esteja adequada à exposição da nova tecnologia ao consumidor, e que o aumento da vendas virá com o aumento desta exposição, a fonte diz que há "quem trabalhe contra a rápida adoção da tecnologia pelo público". Para ele, "a imprensa tem publicado várias matérias afirmando que o preço dos receptores ainda está alto, o consumidor tende a esperar mais para comprar seu aparelho".

Lembrado de que o próprio Ministério das Comunicações vem reclamando dos preços dos set-top boxes, o fabricante de equipamentos ponderou que "é estranho que o ministro (Hélio Costa), que trabalhou tanto pela rápida adoção das transmissões, esteja orquestrando esta campanha".

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *