Genius, CPqD e PUC do RS homologam conversores para TV Digital

O Finep selecionou três emprsas para realizar a certificação e homologação dos conversores para a TV digital terrestre, conforme as normas da Sociedade Brasileira de TV Digital. Foram escolhidas – numa licitação onde estiveram presentes 16 instituições: O Genius Instituto de Tecnologia, o CPqD e a PUC do Rio Grande do Sul. Participaram da concorrência, entre outras, entidades como o INPE, o Instituto Eldorado e o Inatel.

Selecionadas – o Genius, o CPqD e a PUC do RS – passam, agora, a dominar todo o ciclo de produção tecnológica ligada à área, da pesquisa ao desenvolvimento do middleware, até o serviço de validação para o mercado.

Os Laboratórios de Verificação de Conformidade dos Receptores de Sinais de TV Digital – a serem controladas pelas três empresas – têm como objetivo realizar avaliação e certificação de conversores, de acordo com as normas do padrão brasileiro definidas pelo Fórum da Sociedade Brasileira de TV Digital (SBTVD).

Valteir Romão, líder de projetos do Genius Instituto de Tecnologia, informa que o o novo laboratório deverá entrar em operação dentro de um ano, na sede do instituto em Manaus (AM), e será uma referência para as indústrias eletroeletrônicas que precisam certificar se os seus conversores seguem as especificações exigidas no mercado.

Para montar o centro de homologação, a FINEP destinará cerca de R$ 730 mil. Os recursos serão usados para reforçar a sua infra-estrutura com os mais modernos equipamentos para recepção de sinais e de geração de conteúdo de áudio e vídeo em ISDB-TB, sistema de transmissão de TV Digital adotado pelo Brasil.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *