Pará fará piloto de acesso à Internet via rede elétrica

O Governo do Pará confirmou interesse no acordo de cooperação técnica entre a empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará (Prodepa) e a Procempa. O presidente da Prodepa, Carlos Lisboa Francês, se reuniu, nesta terça-feira, 04/12, com o diretor técnico da Procempa, Zilmino Tartari, para tratar do convênio, que prevê a troca de conhecimentos sobre os projetos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), executados pelas duas organizações.

Durante o encontro, os técnicos da Prodepa assistiram a uma apresentação do projeto Power Line Communication (PLC), primeira rede de comunicação e acesso à Internet pela rede elétrica do Rio Grande do Sul, com mais de 3,5 quilômetros de extensão, implantado pela Procempa na Restinga em dezembro de 2006.

De acordo com Francês, a Prodepa pretende implementar, a partir de janeiro de 2008, na cidade de Benevides, localizada na região metropolitana de Belém, um projeto piloto semelhante ao desenvolvido pela Procempa na Restinga. A princípio serão conectados à rede PLC um posto de saúde, uma escola e uma delegacia de polícia.

'Nosso objetivo é aplicar a tecnologia PLC nas áreas prioritárias da saúde, educação e segurança', afirma Francês. 'O projeto PLC da Procempa é o melhor case de sucesso do país', completou o presidente da Prodepa.

Já o diretor técnico da Procempa afirma que o estágio tecnológico em que a instituição se encontra desperta o interesse de outras empresas públicas, que pretendem desenvolver projetos inovadores na área de TIC. 'A Prodepa dará início à sua rede PLC com base na experiência de Porto Alegre', completou o executivo.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *