TV Globo é investigada por ‘Programa do Jô’ e ‘Duas Caras’

O inferno astral da Globo está longe de acabar. Duas das atrações mais prestigiadas da emissora são alvos de investigação que podem até forçar alterações em sua programação. A novela das oito, Duas Caras, está sob suspeita devido às cenas impróprias de dança sensual. Já o Programa do Jô sofre denúncia mais grave: suposta manifestação de preconceito.

A apelação erótica na "novela das oito" foi protagonizada por Alzira (Flávia Alessandra), indo ao ar no último dia 16. Na cena, a personagem, seminua, pratica uma dança sensual (chamada pole dance) numa boate de striptease. A atriz se apresentava em trajes mínimos, dispensando a até máscara que compõe seu figurino.

A cena atraiu as atenções para Duas Caras, mas pode custar caro à Globo. Na quinta-feira (22), o Ministério da Justiça instaurou um processo interno. Se punida, a novela pode ser reclassificada como imprópria para menores de 14 anos – e, portanto, inadequada para antes das 21 horas.

Questão de fuso

Duas Caras já é exibida nesse horário. Uma eventual reclassificação não trará problemas no Sudeste e no Sul. No entanto, no Nordeste (onde não há horário de verão) e em quase todo o Norte (onde há a defasagem de pelo menos uma hora em relação a Brasília), uma reclassificação significa problema.

A partir de janeiro, as emissoras do Norte e do Nordeste serão obrigadas a cumprir a classificação indicativa de acordo com o fuso horário local. Ou seja, se Duas Caras for reclassificada para as 21 horas, não poderá mais entrar no ar às 20 horas locais.

Foi pensando nisso que a Globo autoclassificou a novela como imprópria para menores de 12 anos, inadequada para antes das 20 horas. Assim, apesar de só ser transmitida no Sudeste às 21 horas, a produção não descumpre a classificação no Nordeste – onde está sendo exibida às 20 horas mesmo.

Reincidência

Nesta semana, o Ministério da Justiça divulgará o resultado da análise das cenas de Flávia Alessandra. Pelo manual do ministério, as imagens podem ser consideradas inadequadas até para antes das 22 horas. A Globo e o autor Aguinaldo Silva não comentaram o assunto.

O processo vem em um dos períodos mais sombrios da TV Globo, que não tem poupado apelações para recuperar a audiência em fuga. No rastro da dança erótica da novela, Ana Maria Braga também levou ao seu programa, Mais Você, uma professora para dar aula de pole dance.

Depois de mostrar imagens da atriz na novela, Ana Maria Braga pegou na barra e começou – ela própria – a dançar. O vexame não deu resultado em audiência. A Globo teve apenas cinco pontos contra oito do Hoje em Dia, da Record, segundo a prévia do Ibope.

África discriminada?

Quando a rede da família Marinho estava às voltas com esse impasse, mais uma bomba caiu em seu colo. Nesta segunda-feira (26), o Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro informou que investiga o Programa do Jô. Exibido pela emissora depois do Jornal da Globo, o talk show é acusado de possível manifestação de preconceito.

A assessoria de imprensa do programa, apresentado por Jô Soares, afirmou que não recebeu nenhuma notificação sobre o procedimento. Mas, segundo a procuradoria, houve denúncias sobre uma entrevista que abordava a questão de mulheres submetidas à cirurgia no clitóris na África.

As entidades que levaram a denúncia ao MPF acusam o programa de desrespeito a comunidades negras. Comentários do apresentador podem ter manifestado preconceito em relação a hábitos e costumes culturais daquele continente. A representação está sob os cuidados da procuradora dos direitos do cidadão Márcia Morgado.

Decadência

Os problemas jurídicos só não têm mais impacto do que aquilo que Ricardo Feltrin, colunista do UOL News, está chamando de "crise histórica na dramaturgia" da TV Globo. O jornalista apresentou, nesta segunda-feira, elementos para sustentar sua tese.

* Uma novela das 18h que registra ibope baixíssimo, e cujas protagonistas (Grazi e Fernanda Vasconcellos) não emplacaram no gosto do público. * (A média de Desejo Proibido, na semana passada, ficou em 20 pontos; baixíssimo para o padrão Globo)

* Uma novela das sete com elenco sob tensão, que já teve até a morte prematura de uma personagem

* Uma novela das 21h com o autor pedindo afastamento e com sua audiência ainda irregular, meses depois da estréia. (no sábado retrasado a média chegou a 32 pontos)

* Isso sem falar na grande "aposta" na área de seriado "modernoso", com O Sistema, um dos maiores fiascos do ano (14 pontos de média em dois capítulos).

* O ano de 2007 não deixará saudades na área dramatúrgica na Globo.

Da Redação do Vermelho, com agências e portais.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *