Lula promete 20 mil ‘pontos’ e diz ter ‘dívida’ com comunitárias

A Teia 2007 “Tudo de Todos” abriu passagem na noite de quarta-feira (7) no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, e se despede na próximo domingo, dia 11 de novembro. A abertura do encontro nacional do projeto de Pontos de Cultura do Governo Federal contou com a presença do presidente Lula, do Ministro da Cultura, Gilberto Gil e diversas autoridades, além de Augusto Boal, criador do Teatro dos Oprimidos e representante dos Pontos de Cultura.

Na solenidade não faltaram elogios à política cultural do governo e promessas de expansão de projetos. Boal atirou contra a indústria cultural e a submissão à cultura estrangeira para enaltecer os pontos de cultura. Lula e Gil prometeram 20 mil novos pontos até 2010, como parte do PAC Cultural, que terá orçamento de 4,5 bilhões. Hoje existem cerca de 600 pontos de cultura instalados desde 2004. Com a nova meta, seriam quase de 20 novos pontos instalados por dia em todo o país.

O Secretário de Programas e Projetos Culturais do Ministério da Cultura, Célio Turino, caracterizou o projeto como a capacidade de “potencializar as energias criativas do povo brasileiro através da autonomia, do protagonismo e do empoderamento”. Turino defendeu que “cada ponto de cultura se transforme na voz do povo brasileiro”, com a instalação de rádios comunitárias nos pontos. O Secretário fez um apelo aos demais representantes do governo, afirmando que mais de 15 mil rádios comunitárias já foram fechadas. Lula disse em seu pronunciamento que o governo tem uma grande dívida com as rádios comunitárias e que vários companheiros já foram presos por isso. O presidente afirmou que já está formado um grupo de trabalho para estudar uma solução para as rádios que são “verdadeiramente” comunitárias.

Cobertura Colaborativa

Cerca de 100 comunicadores voluntários irão alimentar a agência de notícias colaborativa da Teia. Eles participaram nos dias 3 e 4 de novembro de uma Oficina de Jornalismo Independente. Confira a cobertura em: www.agenciateia2007.com.br .  

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *