Fabricantes atrasam lançamentos dos set-top boxes

A 15 dias úteis do lançamento oficial da TV digital terrestre no Brasil, não se viu ainda um único set-top box pronto para a venda no varejo de São Paulo, primeiro mercado a receber a nova tecnologia.

Em apresentação à imprensa no início de outubro, os principais fabricantes garantiam que os produtos chegaria às lojas em novembro.

Segundo o gerente de grupo de produtos da Semp Toshiba, Deniz Lozano Junior, a fabricante terá o produto disponível até o lançamento oficial, no dia 2 de dezembro. O atraso no cronograma inicial se deve ao desenvolvimento dos produtos. "A maioria das emissoras ainda está transmitindo sinais de teste, sem a potência máxima, então não temos como fazer testes de campo precisos para saber, por exemplo, quais serão as melhores áreas de cobertura. Isto é importante na hora de definir em que regiões serão vendidos os produtos inicialmente", conta Lozano.

Mesmo assim, ele garante que os receptores já estão plenamente desenvolvidos e que o produto chega às lojas no início de dezembro.

Segundo o diretor de um dos mais importantes fornecedores de suprimentos para os set-tops e televisores, como placas e microprocessadores, os fabricantes já receberam os primeiros lotes de componentes necessários para a fabricação dos set-tops. Ou seja, na parte industrial, a produção está acontecendo plenamente.

Na opinião do executivo, o que vem atrasando a entrega é a falta de algumas definições na norma, como o closed caption e o HDCP, o protocolo de proteção que impede as cópias digitais a partir das portas HDMI.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *