Mesmo sem Google, gigantes da comunicação fecham acordo sobre direitos autorais

Os gigantes da comunicação americanos, inclusive Viacom, Disney, CBS, Fox e Microsoft, fecharam um acordo nesta quinta-feira para aplicar uma série de medidas para proteger os direitos autorais na internet. As empresas se comprometeram a aplicar a tecnologia necessária para eliminar os conteúdos que atentam contra os direitos autorais na rede.

As companhias destacaram a importância da internet como lugar de criação e de troca de obras audiovisuais, setor que concentra boa parte das iniciativas. Entre as empresas signatárias do acordo não está a Google, proprietária do portal de vídeos YouTube.

Segundo um comunicado da Viacom, as corporações pretendem "continuar inovando" nos conteúdos online que oferecem, inclusive os desenvolvidos pelos próprios usuários, mas "sempre respeitando a propriedade intelectual dos proprietários desse conteúdo".

— A colaboração entre todos nós e a ajuda das novas tecnologias podem abrir o caminho em direção a um maior crescimento na disponibilidade de vídeos na rede de modo que seja bom para os consumidores e os proprietários dos direitos autorais — disse na nota o presidente da Walt Disney, Bob Iger.

As medidas têm o objetivo de destruir o material ilegítimo que os usuários possam introduzir na rede e bloquear qualquer material desse tipo antes que o público tenha acesso. As empresas asseguraram que lutarão contra a pirataria eliminando de suas páginas qualquer link que leve a portais de troca de material pirateado. Os executivos reconhecem a importância da rede como espaço de troca de criações audiovisuais, mas, ao mesmo tempo, asseguram que o número de crimes contra os direitos autorais multiplicou.

— Esses princípios são um passo muito importante para estabelecer a internet como uma grande plataforma para o conteúdo audiovisual, que permita inovar e preservar iniciativas para todos os criadores, grandes e pequenos, respeitando os direitos autorais — avaliou o executivo-chefe da Microsoft, Steve Ballmer.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *