Fenaj disponibiliza novo Código de Ética dos jornalistas

O avanço das tecnologias e as modificações no contexto social do país exigiam algumas alterações na prática da atividade jornalística, que foram possíveis através da participação de sindicatos e da sociedade. O texto anterior estava em vigor havia 20 anos. Após dois anos de debates, discussões e consulta pública, a categoria aprovou o texto final no Congresso Extraordinário dos Jornalistas, realizado no último mês de agosto, em Vitória (ES). 

O novo Código já está em vigor, e tem como principal função garantir o direito fundamental do cidadão à informação e de ser um instrumento de defesa da prática jornalística. Para acessá-lo, clique aqui.

As modificações do novo Código de Ética prevêem regras para novos métodos investigativos como o uso de câmeras escondidas, manipulação digital de fotos e captação de som ou imagem; maiores garantias quanto à prática de denúncias, recusa na realização de atividades contrárias aos valores do profissional e proteção das fontes, além de estabelecer limites entre texto jornalístico e publicitário.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *