ABNT coloca normas técnicas em consulta pública até novembro

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) colocou em Consulta Nacional a segunda série de projetos de normas para o Sistema Brasileiro de Televisão Digital, que deverá ser implantado até dezembro, conforme determinação do governo federal. Os interessados em apreciar os documentos devem acessar: http://www.abntnet.com.br/consultanacional/, até dia 5 de novembro próximo.

Os projetos de normas foram elaborados pela Comissão de Estudo Especial Temporária de Televisão Digital, constituída na ABNT por demanda do Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre, criado por meio do Decreto Federal 5.820 de 29 de junho de 2006. São os seguintes:

– Projeto 00:001.85-003/3 – Televisão digital terrestre — Multiplexação e serviços de informação (SI) — Parte 3: Sintaxe e definição de informação estendida do SI;

– Projeto 00:001.85-006 – Televisão digital terrestre – Especificações de codificação e transmissão de dados para radiodifusão digital 

– Parte 1: Codificação de dados;

– Parte 2: Ginga-NCL para receptores fixos e móveis – Linguagem de aplicação XML para codificação de aplicações;

– Parte 3: Especificação de transmissão de dados;

– Parte 4: Ginga-J – Ambiente para a execução de aplicações procedurais.

A primeira série de projetos ficou em Consulta Nacional até o dia 28 de agosto e recebeu apenas votos de aprovação, sem restrições. Os engenheiros Paulo Henrique Castro e Aguinaldo Silva ocupam, respectivamente, os cargos de Coordenador e Vice-coordenador da Comissão, da qual participam representantes de fabricantes de televisores e de equipamentos, de emissoras de TV, de universidades, centros de pesquisa e do Inmetro, além da ABNT, encarregada da secretaria.

O texto-base dessas normas é o conjunto de especificações estabelecidas pelo Módulo Técnico do Fórum, responsável pela harmonização dos requisitos do Sistema Brasileiro de Televisão Digital com o padrão ARIB (Association of Radio Industries and Business), do Japão, e de outras entidades nacionais e internacionais.

Essas especificações possibilitam todos os modos de transmissão previstos no decreto presidencial: transmissão digital em alta definição (HDTV) e em definição padrão (SDTV), transmissão digital simultânea para recepção fixa, móvel e portátil e interatividade.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *