Campanha ressalta importância de legendas para deficientes auditivos

Campanha nacional ressalta a importância de legendas nos cinemas, teatros e shows para pessoas com deficiência auditiva.

A maioria das pessoas está acostumada a ir ao cinema ver com legenda somente os filmes cujo som original é estrangeiro. Raramente alguém questiona a necessidade das legendas nos filmes nacionais e dublados, mas um movimento surgido em 2004 em Recife não só questiona como reivindica a presença dessas legendas.

A campanha "Legenda para quem não ouve, mas se emociona!" é uma luta das pessoas com deficiência auditiva para que teatros e cinemas nacionais passem a apresentar legenda na maior parte da sua programação e assim esse tipo de lazer torne-se acessível a esse público, e também a estrangeiros, idosos e ouvintes que reclamam da qualidade do som dos cinemas, teatros e shows.

A campanha atinge o país todo, com representantes em cada estado e trabalha no sentido de conscientizar a população em relação à falta de entretenimento disponível para as pessoas com deficiência, através de palestras, eventos e da Internet. No site www.legendanacional.com.br, está disponível um abaixo assinado para pressionar o governo para a aprovação do projeto de lei nº 4176/2004, que prevê a obrigatoriedade das legendas em teatros, shows e cinemas, e está arquivado desde 2005.

Josiane Poleski, coordenadora da campanha no Paraná, conta que apesar de o país ainda ser muito deficitário no sentido de acessibilidade para o lazer, o movimento já teve algumas conquistas, como alguns filmes nacionais legendados em Salvador, ou a peça "A Feia", exibida em Curitiba, que foi a primeira peça teatral a adotar o uso de legendas.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *