Amazonas vai instalar rede wireless em 61 municípios

O governo do Amazonas quer implementar, até o final do próximo ano, um amplo projeto de inclusão digital, para abarcar quase a totalidade dos municípios – pretende chegar em 61 dos 62 municípios do estado – com uma rede wireless Wi-Fi, para a oferta de internet gratuita nas cidades.

Segundo o secretário do Comitê Estadual de Política de Informática, Antônio Iran Gadelha, o projeto já foi orçado – e exigirá um investimento inicial de R$ 54,8 mil por cidade – e um custo de R$ 84,4 mil por ano para a sua manutenção. O projeto será tocado em parceria com as prefeituras, a secretaria estadual de planejamento e o Ministério das Comunicaçãos,  que, como Gesac, irá fazer o link entre a rede local e a comunicação via satélite.

Para implementar o programa, no entanto, o governo do Amazonas aguarda a nova licitação do Gesac,prometida para o próximo mês, já que irá precisar de mais conexão  (hoje os pontos Gesac estão presentes em 32 cidades do estado) e mais banda, além dos 258 Kbs disponíveis atualmente . “Estamos há um ano aguardando autorização do ministério, mas se até o final do ano não conseguirmos aumentar a capacidade, teremos que buscar uma solução própria”, afirmou Gadelha.

Segundo ele, 32 prefeituras já se candidataram ao programa, cujo projeto-piloto será lançado no próximo mês, na cidade de Manacapuru, a 100 quilômetros de Manaus. Na parceria, o Ministério das Comunicações banca o satélite (o acesso mais caro), e a formação dos monitores;  o governo estadual arcará com os equipamentos de comunicação, a manutenção da rede wireless, a gerência da rede e com a base de dados; e os municípios terão que ceder as instalações para a instalação dos telecentros e dos postos de serviço de atendimento à população, o pagamento de pessoal e as despesas com águal, luz e telefone.

Active Image TeleSíntese.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *