Nasce a primeira empresa especializada no desenvolvimento do Ginga

Luiz Eduardo Cunha Leite, um dos desenvolvedores do middleware do Sistema Brasileiro de TV Digital, o Ginga, da equipe do professor Guido Lemos, da Universidade de Paraíba, dá entrada, esta semana, no INPI, no registro de uma nova empresa especializada no desenvolvimento do Ginga para fabricantes de set-top-boxes (os conversores do SBTVD).

– É uma parceria com outras empresas incubadas, como a antiga empresa, a Dynavideo, que venderá implementações Ginga para fabricantes dos conversores – explica Luiz Eduardo, também diretor executivo da Dynavideo.

A empresa nasce com 40 funcionários (todos engenheiros ligados de alguma forma ao projeto Ginga e às Universidades Federal da Paraíbe e de Pernambuco), duas filiais (uma em João Pessoa outra em Natal) e dois clientes (CCE e Aika).

As implementações farão uso de toda a especificação Ginga. Inclusive o nível máximo de interatividade, como demonstrado no aplicativo "Torcida Virtual", criado na Universidade da Paraíba para demonstrar todo o potencial da TV Digital.

– Mas o uso desses recursos dependerá do modelo de negócio dos fabricantes dos conversores, já que a interatividade depende de outros recursos, além do software, diz Luiz Eduardo.

Active Image Convergência Digital

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *