Edital da 3G sai na primeira quinzena de setembro

O presidente da Anatel, Ronaldo Sardenberg, afirmou hoje que o edital de  licitação da terceira geração da telefonia móvel será lançado na primeira quinzena de setembro. A agência recebeu 205 contribuições de 15 entidades à consulta pública do leilão, que se encerrou ontem. Sardenberg participou da abertura do 11 Econtro Tele.Síntese, da Momento Editorial, que está debatendo “Os Desafios Regulatórios na Prestação de Serviços Móveis de Terceira Geração”.

O  presidente voltou a afirmar que essa licitação irá mudar um paradigma, já que irá trocar o preço da licença por maior cobertura. “O preço ficará muito próximo à realidade dos investimentos”, afirmou. Segundo Sardenberg, a Anatel decidiu lançar este ano a licitação da 3G baseada em três premissas: reduzir o hiato industrial e acompanhar a evolução tecnológica mundial; manter e geerar empregos no Brasil e dar suporte à política de governo para a inclusão digital.

Por isso, explicou, a agência propõe que todos os municípios com menos de 30 mil habitantes (o que corresponde a 82% dos municípios brasileiros) tenham,em dois anos, cobertura de telefonia celular, seja em 2G ou em 3G. Para isso, a agência irá permitir o compartilhamento das redes.

Active Image TeleSíntese

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *