Governo não confirma sede da TV pública no Rio de Janeiro

A declaração do secretário-adjunto da Secretaria de Comunicação da Presidência, Ottoni Fernandes Jr., que o Rio de Janeiro será a sede da rede pública de TV – como adiantou o colunista do Comunique-se Eduardo Ribeiro – não foi sustentada por outra fonte no governo. “O grupo executivo não confirma a informação”, disse Eduardo Castro, assessor da secretaria.

Segundo Ribeiro, Ottoni afirmou na abertura do 7º Congresso Brasileiro de Comunicação no Serviço Público, em São Paulo, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tomou a decisão pelo Rio, com o aval do ministro-chefe da Secom, Franklin Martins. A outra opção era Brasília. O principal argumento seria a distância do centro de poder, que garantiria maior liberdade editorial para a rede.

O governo não trabalha com o conceito de cabeça de rede. O sistema terá centros regionais de produção, contando também com produção independente, e um organizador da rede. Haverá transmissões simultâneas para todo o País bem como horários locais.

Movimento pró-Rio

Desde o início das discussões sobre o sistema de TV pública, o Rio de Janeiro organiza um movimento para que a cidade receba a sede do sistema. No último ato, realizado na segunda-feira (13/08), ficou garantido o apoio político de prefeitos da região metropolitana e de parlamentares de diversos partidos.

“Se essa informação for confirmada, é motivo de alegria não só para os jornalistas, mas para toda a cidade. O Rio de Janeiro já é pólo áudio-visual e a sede aqui geraria empregos e garantiria distância da influência política de Brasília. O governador Sérgio Cabral nos apóia e fará chegar ao presidente uma carta pedindo a sede aqui”, afirmou Aziz Filho, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, um dos organizadores do movimento.

“Sendo ou não anunciada agora, começaremos uma campanha em bus-door e possivelmente em outdoor com a frase ‘O Rio de Janeiro espera a TV pública de braços aberto’”, informou.

Active Image Comunique-se

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *