Jornalistas são atacados no Peru; oito pessoas ficam feridas

Cinco jornalistas peruanos foram vítimas de atentado na última semana. O ataque ocorreu na última quinta-feira (28/06), nos arredores da cidade portuária de Chiclayo, quando cerca de 10 pessoas dispararam contra os jornalistas, que estavam no local para cobrir uma ocupação ilegal de terras cultiváveis. Os jornalistas saíramilesos do ataque, porém, alguns aldeãos se interpuseram para protege-los e oito ficaram feridos.

O Peru ostenta recorde de agressões a jornalistas no continente americano. A situação foi agravada em 2007, segundo a ONG Repórteres Sem Fronteiras, com o assassinato de Miguel PérezJulca, da emissora Rádio Êxitos, em 16 de março.

'Lamentamos ter que constatar que as autoridades não conseguiram diminuir os ataques aos meios de comunicação, que fazem do Peru um dos países pior classificados do continente, ao que se refere à liberdade de imprensa. Os procedimentos judiciais relativos aos assassinatos de jornalistas às vezes demoram muito, até o ponto de favorecer um clima de impunidade. Além dos esforços de proteção empreendidos pelo Ministério do Interior, tem que dispor de meios para investigar', disse, em nota, a ONG .

Desde o dia1º de janeiro de 2007, os Repórteres Sem Fronteiras contabilizaram, no Peru, 59 casos de agressões a jornalistas, 35 casos de ameaças e três ataques contra outras redações.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *