Animadores criam núcleo Norte/Nordeste

Os animadores Lula Gonzaga e Caó Cruz Alves aproveitaram o 30º Festival Guarnicê de Cinema, realizado de 11 a 17 de junho em São Luís (MA), para dar vida a uma idéia que vinha amadurecendo há um ano – a criação do Núcleo de Animação Norte e Nordeste (NANN). "A produção de animação no Norte e Nordeste está crescendo muito em quantidade e em qualidade e o objetivo do núcleo é tentar reunir e organizar os animadores espalhados pela região e que só se encontram em festivais", conta o cineasta pernambucano Lula Gonçalves.

A idéia é buscar uma produção conjunta dos animadores da região, promover oficinas e tentar uma maior representatividade no cenário nacional. "Estamos prevendo uma mostra fixa de animação em Olinda (PE) e a proposta é que isso seja feito em cada Estado. Não queremos ser diferentes ou concorrer com outros festivais de animação, apenas queremos mostrar nosso trabalho", ressalta o baiano Cão Cruz Alves.

Resultado

O primeiro resultado prático da criação do NANN é a participação do Núcleo no 3º encontro de animadores no Festival de Cinema, Vídeo e DCine de Curitiba, que acontecerá de 22 a 28 de outubro. "Faremos uma mostra temática das animações nordestinas e a idéia é criar um núcleo de animadores semelhante ao NANN no Paraná", conta a organizadora do Festival de Curitiba, Cloris de Souza Ferreira. A animação é o tema principal do Festival paranaense deste ano, e terá seis oficinas de diferentes técnicas de animação e seis mostras temáticas.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *