Markun toma posse, escolhe nova diretoria e corta ‘mordomias’

Mal tomou posse na TV Cultura, e o jornalista Paulo Markun iniciou ampla reformulação na emissora. Cortou diversas mordomias das antigas diretorias, como uma portaria de entrada exclusiva e os carros especiais. Os veículos agora servirão às atividades de produção e a portaria está aberta a todos os funcionários. Ele também mandou fechar o restaurante executivo da TV Cultura, que era exclusivo (embora subsidiado pelo bandejão dos funcionários).

Das oito diretorias que havia anteriormente, só quatro sobraram: Administrativa-Financeira (Celso Barbosa), Direção de Produção (M. Garcia), Direção Técnica (José Chaves) e Marketing e Vendas (Cícero Feltrin). Essas diretorias vão funcionar de forma colegiada, numa única sala, com o presidente.

Francisco Almeida vai acumular a vice-presidência da fundação com a Coordenação do Núcleo de Educação da emissora. O novo coordenador do Núcleo de Jornalismo é Paulo Roberto Leandro. Gioconda Bordon vai dirigir o Núcleo de Rádio, Âmbar de Barros o de Infanto-Juvenis, Fernando Faro o de Música , Hélio Goldjenstein o de Arte e Cultura, Gabriel Priolli o de Eventos e Publicações e Jefferson Del Rios o de Teledramaturgia.

Outra medida: a presidência rescindiu o contrato com os produtores do programa Sumo TV, que considera "inadequado" à programação. No seu discurso de posse, distribuído ontem pela Assessoria de Imprensa da fundação, Markun disse que não pretende "refundar" a TV Cultura, mas promover a "formação crítica" do espectador. Firmou compromisso de buscar mais recursos, públicos e privados, e ampliar a audiência.

Markun estabeleceu sete objetivos da gestão: fortalecer a interação com o espectador; criar novos canais para o funcionamento da TV digital; criar conteúdo para novas mídias; ampliar a prestação de serviços multimídia para parceiros privados ou institucionais; estimular a produção independente; avançar na digitalização do acervo; firmar compromisso com os organismos nacionais de TV Pública.

Além dos documentários sobre a Colômbia, Markun revelou planos de série sobre o Xingu; um especial sobre os 80 anos de Fernando Faro; outro sobre cinema nacional; cobertura da Festa Internacional de Literatura de Paraty (Flip); e um portal, o Roda Viva.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *