Presidente da Anatel quer adiar licitação da 3G para 2008

O edital da terceira geração da telefonia móvel será lançado este ano, mas a licitação, só no ano que vem, afirmou hoje o presidente da Anatel, Plinio de Aguiar. Essa sua posição mostra um nítido descompasso com a indústria do setor e com o pleito de diferentes operadoras, que esperam que o leilão seja realizado ainda este ano para que as redes comecem a ser construídas em 2008. 

Para Plinio, a combinação preço e cobertura seriam componentes ideais para que a licitação do 3G pudesse atender municípios com até 10 mil habitantes. Ele apresentou sua posição durante audiência pública da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional, da Câmara.

Aguiar explicou que no serviço móvel celular atual a universalização não pode ser imposta, porque o serviço é prestado em regime privado, entretanto, ele acredita que, na nova licitação do 3G, a Anatel pode exigir mais cobertura. “Nesta nova licitação teremos a oportunidade de alavancar a interiorização da telefonia móvel e esperamos atingir cerca de 2.500 novos municípios que hoje não são atendidos”, frisou.

O presidente da Agência disse também que a Anatel exigir menos no preço, embora tenha que estipular um valor mínimo para as licenças, mas vai levar em consideração a cobertura.

 

 

Active Image publicação autorizada.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *