Governo que rever contratos da Embratel para uso de satélite

O ministro das Comunicações, Hélio Costa afirmou hoje, que vai pedir que a Embratel cumpra o compromisso assumido durante a venda da ex-estatal, para que a banda X, do satélite B1 continue sendo usado pelas Forças Armadas brasileiras sem custo. Costa disse que tão logo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra Dilma Rousseff regressem da viagem ao exterior, o pedido será formalizado.

A proposta foi citada pelo ministro, porque a vida útil do satélite está terminando e ele será substituído pelo C1 e, nessa troca, a empresa quer passar a cobrar pelo uso da banda. Costa salientou que vai discutir com a Embratel a questão do golden share (ação especial com direito a veto) e acrescentou que na próxima semana vai propor ao presidente Lula a criação de uma comissão composta pelo Minicom, Anatel e Ministério da Defesa. “Isso é um compromisso de venda que deve ser discutido e devemos chegar a um bom acordo de utilização do novo satélite”, enfatizou.

O Ministério da Defesa informou que o novo contrato foi assinado com a Embratel, no valor de R$ 12 milhões ao ano para utilização do C1 a partir de julho de 2007 e o C2 a partir de janeiro de 2008. Ao saber da informação, Costa disse que os contratos deverão ser revistos.

 Active Image publicação autorizada.

 

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *