Manifestantes protestam contra Globo em Brasília

Brasília – Manifestantes protestaram hoje (26) na região central de Brasília, perto da sede da Rede Globo, contra o que chamam de “monopólio da comunicação”. O mote foi o aniversário de 42 anos do início da formação da maior rede de comunicação do país, com a inauguração da TV Globo do Rio de Janeiro, em 1965.

Um carro de som representando a Coordenação dos Movimentos Sociais do Distrito Federal e a Rede pela Democratização da Comunicação do DF veiculou discursos de protesto da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Também houve apresentações de cantores ligados a esses movimentos.

A manifestação, que questionou se a Globo reflete os interesses dos mais pobres, reuniu pequeno número de militantes portando faixas. Uma delas lembrava que em outubro vencerá a concessão de diversas emissoras nas grandes capitais e frisava que o cidadão “tem o direito de opinar sobre as concessões públicas de rádio e TV”.

Um panfleto destacava que a TV Comunitária de Brasília só está disponível na TV a cabo e questionava: “Só assiste TV da comunidade quem pode pagar. E a grande maioria da população, porque não tem esse direito?”

O diretor da Globo Luiz Erlanger disse à Radiobras que “o mesmo povo que tem a liberdade de escolher seus governantes, a cada quatro anos, é livre para escolher o canal de TV que quer assistir”. Destacou que “o Brasil tem muitas redes de TV, talvez mais que o resto do mundo, e por isso o povo tem ampla opção de escolha”.

 

Active Image

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *