Fortaleza abre edital para rede de banda larga sem fio

A prefeitura de Fortaleza deve lançar esta semana edital, orçado em R$ 8 milhões, a serem gastos em três anos, para a aquisição de uma rede banda larga sem-fio que irá cobrir todo o município.

O projeto prevê rede de acesso composta por rádio-bases e CPE's de rádios ponto e multiponto; uma rede backbone composta de rádios ponto-a-ponto, em freqüência de 5.725 a 5.850 MHz utilizada para comunicação entre as rádio-bases; um console de gerência, composto de software para gerenciamento e segurança da rede e a infra-estrutura básica, ou seja, os insumos necessários para a instalação dos rádios (torres, cabos, suportes, etc).

Segundo Ranulpho Morais, gerente da célula de tecnologia da informação da secretaria de administração do município, 'o projeto, que pretende alcançar toda a área geográfica da cidade (que tem aproximadamente 432 Km²) com internet banda larga sem fio, será realizado em duas etapas'. A etapa inicial prevê uso para órgãos públicos, interligando à rede postos de saúde, escolas e prédios administrativos dos órgãos municipais. Essa etapa tem previsão de conclusão em um ano, a partir de fechado o contrato.

A segunda etapa prevê a universalização do acessoà internet banda larga sem fio aos 2,5 milhões de habitantes da cidade, com conclusão prevista para o final de 2008. 'A idéia é ter pontos públicos de acesso, mas ainda não definimos como fazer isso', diz Morais. Ele afirma que existe um vácuo normativo para oferecimento, por meio da prefeitura, de acesso à internet. 'Ainda é necessário estudar quais normas e resoluções da Anatel incidem no projeto. Enquanto estivermos realizando a primeira etapa, vamos estudar a segunda', conclui.

Active Image

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *