8º Fisl sedia Festival Multimídia de Cultura Livre do Brasil

Música, criação compartilhada, cinema, vídeos, programas de TV e de rádios comunitárias. Todas as artes digitais, produzidas com o software livre, farão parte do Criei, Tive Como! – Segundo Festival Multimídia de Cultura Livre do Brasil, que acontece entre os dias 12 e 14 de abril, em Porto Alegre, RS, simultaneamente ao 8º Fórum Internacional Software Livre (FISL).

O 2º Festival Multimídia de Cultura Livre do Brasil terá ainda uma mostra de filmes e vídeos licenciados para livre distribuição, além de programas ao vivo, entrevistas e programas produzidos ao vivo por rádios comunitárias.

A noite de abertura terá como atrações os artistas Mombojó, Bataclã FC, DJ Dolores e os DJs Lucio K, do Rio de Janeiro, e JC, da África do Sul, vencedores do primeiro concurso internacional Overmix BraSA, promovido pelo Overmixter, através do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV e do Overmundo, em parceria com o ccMixter da África do Sul. A entrada das apresentações será franca.Para o FISL, estão programadas mesas redondas sobre o acesso à cultura livre.

Elaboradas em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), as palestras incluem temas como “Acesso ao Conhecimento e Software Livre: programando a nova cultura da colaboração”, “Software Livre e Administração Pública: questionamentos sobre contratos, responsabilidade e licitações”, “O Presente e o Futuro da Propriedade Intelectual: um debate internacional” e “Novos Modelos de Negócio com Propriedade Intelectual”. Entre os participantes das mesas, o coordenador do Creative Commons Ronaldo Lemos e os advogados Carlos Affonso e Pedro Paranaguá, do Centro de Tecnologia e Sociedade da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas.

O Festival Criei, Tive Como! tem como principal objetivo consolidar um espaço de exibição e difusão da produção audiovisual livre das restrições do copyright tradicional. O curador do festival é o coordenador do Creative Commons no Brasil e do Centro de Tecnologia e Sociedade da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas, Ronaldo Lemos. O festival, uma realização da produtora Mil e Uma Imagens, em parceria com FISL, Creative Commons, Overmundo e Tangolomango, com patrocínio da Petrobras e apoio da Fundação Getúlio Vargas e do PACC (Programa Avançado de Cultura Contemporânea) da UFRJ.

 Active Image

 

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *