Câmara recebe novas consignações e amplia a Rede Legislativa de TV Digital

Em cerimônia realizada no auditório da TV Câmara nesta quarta-feira (14), o Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, assinou a consignação de 59 canais de televisão digital para a Câmara dos Deputados. As consignações foram solicitadas como parte das ações do projeto de expansão da Rede Legislativa de TV Digital.

Com a medida, a TV Câmara poderá iniciar suas operações em sinal digital aberto e gratuito em dezenas de capitais e cidades do interior do país, de maneira compartilhada com a TV Senado e as emissoras das assembleias legislativas e câmaras municipais.

Durante o evento, a 1ª-vice-presidente da Câmara, deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), afirmou que a consignação dos novos canais é uma das iniciativas mais importantes da Casa em relação ao seu compromisso com a democracia. "Por meio da expansão do sinal da TV Câmara, a população poderão ter mais conhecimento sobre o que acontece na Casa e interagir em esfera nacional", afirmou.

O ministro Paulo Bernardo destacou que a exibição do sinal da TV Câmara em sinal aberto nas nas cidades contempladas com as novas consignações vai possibilitar que mais da metade da população brasileira tenha acesso à programação da emissora e acompanhar de perto as atividades parlamentares. "A Câmara quer e deve prestar contas de seu trabalho. Paralelamente, a própria população quer acompanhar esse trabalho", lembrou .

A participação das assembleias legislativas e das câmaras municipais nas parcerias operacionais que viabilizam a formação da Rede Legislativa de TV Digital foi elogiada pelo 1º-secretário da Câmara, deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO). Para o parlamentar, a transmissão ao vivo e sem edição dos debates e votações no plenário e nas comissões  é "a pura expressão da democracia".

O presidente da Assembleia Estadual do Tocantins, deputado Raimundo Moreira (PSDB), lembrou que a consignação para a cidade de Palmas vai permitir a realização de um sonho antigo dos parlamentares da região: a instalação da TV Assembleia no Estado, por meio do compartilhamento do sinal digital com a TV Câmara. "A população vai poder vigiar, fiscalizar, aplaudir e criticar os seus representantes", destacou.

A implantação da Rede Legislativa de TV Digital seguirá o seguinte cronograma:

– Ribeirão Preto, Barretos e Jaú: março de 2012
– Porto Alegre, Fortaleza e Belo Horizonte: abril de 2012
– Lavras, Sete Lagoas, Pouso Alegre, Jacareí, Bauru, São Carlos, Tupã, Campinas e Ourinhos: primeiro semestre de 2012
– Palmas, Goiânia, Cuiabá e Vitória: agosto de 2012

Ainda em março, serão assinados acordos de cooperação com as câmaras municipais das seguintes cidades: Divinópolis, Montes Claros, Uberlândia, Santos, Guarujá, Valinhos, Sorocaba, Presidente Prudente, Americana, Araras, Bragança Paulista , Atibaia, Votorantim, Franca, Araraquara, Uberaba, Limeira, São José do Rio Preto, São Carlos, Praia Grande, Piracicaba, Penápolis, Mogi das Cruzes, Jundiaí, Itu, Cubatão, Marília, Caraguatatuba, Botucatu e Assis.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *