Plano de banda larga subsidiado dos EUA será votado no dia 27

Redação – Tele.Síntese

A Comissão Federal de Comunicações (FCC, na sigla em inglês) revelou na quinta-feira (7) a versão final de sua proposta para a universalização da banda larga nos Estados Unidos, que deve ser analisada por membros da agência reguladora para ser votada no dia 27 de outubro. O objetivo do “PNBL” norte-americano, que deve ser iniciado em 2012, será atingir a todos os 18 milhões de americanos que ainda não têm acesso à internet até 2022, usando, para isso, recursos do fundo de universalização das telecomunicações.

Atualmente, o governo norte-americano já gasta cerca de US$ 4,5 bilhões por ano para subsidiar serviços de telefonia em áreas rurais. O plano da FCC é atualizar esse programa para levar a internet de alta velocidade à população rural que não é atendida pelo mercado de telecomunicações devido ao alto custo de servir regiões mais distantes.

"Ele ajudará a cortar pela metade, nos próximos cinco anos, o número de americanos ignorados pela banda larga, e nos colocará no caminho certo para universalizar a banda larga até o final da década”, disse o presidente da FCC, Julius Genachowski.

Segundo a agência de notícias Reuters, no começo do ano, a FCC sugeriu a modernização do fundo de subsídios de US$ 8 bilhões do governo, pago por taxas adicionais em contas telefônicas, para impulsionar a infraestrutura. Para Genachowski, o atual programa é ineficiente e deve incorporar também subsídios para banda larga fixa e móvel. A Comissão também quer acabar com o financiamento do governo para a duplicação de redes, que incentiva a presença de mais de uma operadora em localidades remotas.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *