Entidades culturais lançam carta aberta para defender políticas e reivindicações do setor

Carla Festucci – Observatório do Direito à Comunicação

A carta aberta “País rico é país com cultura!” foi publicada no último sábado pelos movimentos culturais que participaram, na última semana, de uma mobilização em Brasília, diante dos últimos acontecimentos relacionados ao Ministério da Cultura (MinC).  As entidades reafirmam seu compromisso em defesa das políticas públicas de cultura construídas durante o governo Lula e apresentam à presidente Dilma Roussef as principais reivindicações do setor.

O documento afirma: “Não podemos mais aceitar que as conquistas e avanços da sociedade brasileira no campo cultural, chanceladas pela sociedade civil e pelo Estado e tornadas públicas no Plano Nacional de Cultura, continuem a ser desrespeitadas e ignoradas”. E ainda: “País rico é país com democracia participativa, e por isso não podemos aceitar o rompimento do diálogo construído com os movimentos e agentes em gestão compartilhada nos oito anos do governo Lula”.

A carta é assinada por mais de 100 instituições e coletivos de todas as partes do país, entre eles o Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros, o Congresso Brasileiro de Cinema, o Circuito Fora do Eixo e a Casa da Cultura Digital. “O MinC somos nós e nosso compromisso é com o viável e com o possível”, expressam as entidades em outro trecho da mensagem.

Aqueles movimentos culturais que concordarem com o teor do documento e quiserem se incluir como subscritores podem enviar mensagem para mobilizacultura@gmail.com, informando nome da entidade, cidade e o estado no qual atua. “É preciso que nos unamos ao redor de um projeto no qual a cultura seja convocada de fato a cumprir sua vocação de inventora de futuro, desenvolvimento, soberania, sustentabilidade, democracia e inclusão social. É preciso confiança na cultura brasileira!”, finaliza a carta.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *