Projeto de comunicação capacitará atingidos por obras da Copa

Redação – Agência Pulsar

O Projeto Olho Mágico – Educação Audiovisual em Mídias Móveis e o Comitê Popular da Copa de Fortaleza, no Ceará, lançou neste final de semana um projeto de comunicação com objetivo de capacitar comunidades em produção audiovisual.

Roger Pires, um dos coordenadores do Projeto Olho Mágico, explica que a intenção é auxiliar as comunidades a mostrar suas realidades, memórias e histórias de lutas para que ganhem visibilidade além de fortalecer as resistências. Ele considera que a produção em audiovisual funcionará como uma forma de fiscalizar os processos de remoções.

O projeto chega justamente no momento em que a licença prévia para a construção de uma Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) foi concedida. O VLT prevê desapropriar cerca de cinco mil famílias, em 22 comunidades de Fortaleza.

De acordo com Cássia Sales, moradora da comunidade Trilha do Senhor e membro do Movimento de Luta em Defesa da Moradia (MLDM), a ação do governo consiste em remoção forçada, violando o direito à moradia. Para ela, “não se trata de um projeto para mobilidade urbana, mas de higienização social”.

O projeto De olho na cidade – educomunicação para o fortalecimento da luta em defesa do direito à terra urbana foi contemplado em edital do Fundo Brasil de Direitos Humanos. Para auxiliar na estruturação dos núcleos comunitários, o Comitê Popular da Copa de Fortaleza está recebendo doações de equipamentos como câmeras digitais, celulares e computadores usados.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *