MCT quer aumentar índice de nacionalização para celulares e televisores

Luiz Queiroz – Convergencia Digital

O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, reuniu a sua equipe para debater o planejamento estratégico da pasta no período 2011/2014. Numa palestra para os funcionários, que durou mais de uma hora, o ministro apresentou a agenda que será realizada nos próximos quatro anos para a Ciência, Tecnologia e a Inovação. E deixou claro que, assim como fez com os tablets, o governo quer elevar o índice de nacionalização de outros equipamentos montados no país, citando entre eles os celulares, monitores e televisores.

Para chegar a esse objetivo, o governo mantém reuniões com a indústria de displays nos quatro países que efetivamente produzem esse componente. Ele acredita ser plenamente viável ter mais indústrias desse porte no Brasil, além da já acertada entrada da Foxconn no Brasil.

Mercadante disse que já solicitou ao Ministério das Relações Exteriores para abrir um canal de negociação com a indústria japonesa. Devido aos problemas de energia e os constantes riscos de terremotos, o ministro explicou que os industriais japoneses estariam estudando alternativas de mudança de local de produção desses componentes.

Através de um vídeo gravado pela Assessoria de Comunicação do MCT, a CDTV do portal Convergência Digital extraiu os principais pontos da agenda de atividades defendida pelo ministro Aloízio Mercadante até 2014.

Ele até já defende a ideia de solicitar à presidenta Dilma Rousseff, a mudança do nome do ministério para: "Ciência, Tecnologia e Inovação" (MCT&I).

 

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *