Locação de vídeos cai 46% em quatro anos

A Agência Nacional do Cinema (Ancine) divulgou recentemente um primeiro mapeamento e diagnóstico do segmento de mercado audiovisual doméstico. Um dos dados mais interessantes revela que, nos últimos quatro anos, o volume total de locações passou de 8,5 milhões de unidades para 4,6 milhões, 46% de queda, fechando mais de 7 mil estabelecimentos. O estudo é da União Brasileira de Vídeo (UBV) e mostra o impacto da pirataria e do download nesse mercado.

Hoje, no Brasil, existem cerca de 5 mil pontos de locação de vídeos legalizados. A venda de DVDs e outras mídias de vídeo também estão em queda. Ainda segundo dados da UBV, 28,72 milhões de cópias foram vendidas em 2006, 27,5 milhões em 2007 e 24,7 milhões em 2008.

Das 1.012 obras lançadas em 2010 (filmes, programas de TV, desenhos animados, série entre outros), 767 delas (76%) são lançadas no vídeo sem passarem pelas salas de exibição. Há um destaque para as produções pornográficas, religiosas e de musicais.

As distribuidoras são empresas detentoras de direitos de comercialização de obras audiovisuais para o segmento de vídeo doméstico. No Brasil há cerca de 90 empresas distribuidoras atuando. Destas, seis são ligadas aos grandes estúdios de filmes norte- americanos, as chamadas majors (Sony, Disney, Warner, Universal, Fox e Paramount). As demais são pequenas e médias empresas nacionais independentes.

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