Governo pretende obrigar indústria de TVs e conversores a embarcar o Ginga

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou nesta quarta-feira (6) que a tendência do Governo Federal é criar uma política que obrigue os fabricantes de televisores e conversores digitais a implantarem o sistema Ginga, que permite a interatividade nos conteúdos. “Estamos caminhando para tornar obrigatório”, disse ele, em audiência pública realizada na Câmara dos Deputados.

Essa é uma determinação que pode fazer alavancar a utilização do recurso nas TVs digitais e conversores, já que a indústria por si só não tem demonstrado interesse em embarcar o Ginga nos aparelhos. Seria algo semelhante ao que o governo fez com os conversores, obrigando os fabricantes, por meio de regulamentos, a instalarem os equipamentos nas televisões de maior tamanho primeiro e nas menores ao passar dos anos.

O Ginga é um middleware desenvolvido no Brasil. Ele permite fazer a mediação entre os diversos tipos de aplicativos que as emissoras criarão para ofertar conteúdos interativos e o sistema operacional do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre. O padrão do sistema já foi aprovado pela União Internacional de Telecomunicações (UIT).

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *