Empresas públicas de tele e radiodifusão protagonizam cenário de convergências no Uruguai

As duas principais emissoras públicas de radiodifusão uruguaias a Televisión Nacional (TNU) e Tv Ciudad serão as pioneiras na transmissão do sinal digital do país. A geração do sinal digital está programada para ter início em Montevidéu e na sua região metropolitana até o fim 2011.

O modelo adotado no Uruguai é o modelo nipo-brasileiro, ISDB-T (Integrated Services Digital Broadcasting Terrestrial). O país chegou a anunciar o modelo europeu durante a presidência de Tabaré Vázquez, porém sofreu alteração na gestão de José Mujica.

O Brasil acenou com ajuda de U$S 290 milhões para o programa digital uruguaio, enquanto o governo japonês deve aprovar ainda neste mês U$S 4 milhões de doláres para as emissoras públicas se digitalizarem. Por enquanto apenas recursos oriundos da iniciativa privada, com investimentos de US$ 7,5 milhões foram deslocados para fabricar os codificadores, que custam na faixa U$S 100 dólares no Mercosul. Tantos os investimentos do governo japonês, quanto das empresas brasileiras integram pacote de contrapartidas ao país.

Interatividade

A Administración Nacional de Telecomunicaciones (Antel) utiliza o slogan "La Empresa de Comunicacion de los Uruguayos" por deter a exclusividade da telefonia fixa, liderar a telefonia móvel com 44% do mercado e ser responsável por mais de 90% dos lares com acesso a internet.

Em pleno sábado de carnaval o jornal La Repúlica – identificado historicamente com a Frente-Amplista, que integra a base do governo do presidente José Mujica – anunciou que Antel instalará a TV Interativa Digital por linha telefônica através da fibra ótica. A fase inicial será ainda em 2011, atingirá a zona costeira de Montevidéu e permitirá ao cidadão escolher com o controle remoto filmes ou programas que deseja assistir, independente do horário que estejam vinculados na grade de programação.

A fibra ótica da Antel também chegará a 350 centro educacionais no país para provimento de internet e até o fim do ano a meta é que o serviço atinja 700 mil lares e assim amplie-se o quadro de apenas 43 usuários conectados a internet a 100 habitantes.

América Latina

Ao todo oito países na América Latina já adotaram o modelo nipo-brasileiro, além do Uruguai: Argentina, Paraguai, Costa Rica, Venezuela, Equador, Chile e Peru. A Colômbia e o Panamá optaram pelo modelo europeu e o México pelo norte-americano.

 

 

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *