Comissões temáticas da comunicação do Congresso ficam com PMDB e PSDB

As duas principais comissões temáticas da área da comunicação do Congresso ficarão nas mãos do PMDB e do PSDB. O primeiro coordenará os trabalhos da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informação (CCT) do Senado e os tucanos vão presidir a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara. Possivelmente serão os principais espaços de embate em torno do projeto de revisão do marco regulatório que o Governo Federal está preparando.

As definições no Senado estão mais adiantadas. São 17 titulares e 17 suplentes na CCT. A composição ficou da seguinte forma: cinco do PMDB (Eduardo Braga, Valdir Raupp, Vital do Rego, Lobão Filho e Eunício Oliveira), três do PT (Angela Portela, Anibal Diniz, Walter Pinheiro), dois do PSDB (Cyro Miranda e Flexa Ribeiro) um do PR (João Ribeiro), um do PDT (Pedro Taques), um do PSB (Rodrigo Rollemberg), um do PP (Ciro Nogueira), um do PTB (Gim Argello), um do DEM (José Agripino) e um do PSOL (Randolfe Rodrigues).

A presidência da CCT será de Eduardo Braga (PMDB) e a vice-presidência, de Gim Argello (PTB). Já a CCTCI da Câmara ainda não escolheu o nome de quem irá presidi-la. Isso deve ocorrer na próxima semana. Um dos nomes cotados para a função é do ex-senador Eduardo Azeredo, do PSDB de Minas Gerais. Azeredo foi autor de um projeto polêmico que, em nome da segurança na rede, cria proibições para várias práticas correntes de usuários, como trocar arquivos de áudio e vídeo em redes P2P (peer-to-peer) .

Embora não se tenham os nomes da CCTCI, por conta da regra da proporcionalidade partidária, já se sabe quantas vagas cada partido terá direito: PT (7 vagas), PMDB (6), PSDB (4), PP (3), DEM (3), PR (3), PSB (3), PDT (2), PTB (2), PSC, PC do B, PRB, PMN, PT do B, PV e PPS (1 cada). São 40 membros titulares e 40 suplentes nesta comissão.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *