CBC pede participação na discussão sobre a estrutura de política audiovisual no MinC

Em carta aberta enviada à ministra da Cultura, Ana de Hollanda, o CBC (Congresso Brasileiro de Cinema) dá boas vindas à nova ministra, envia as resoluções do VIII CBC – Congresso Brasileiro de Cinema e do Audiovisual, realizado em setembro do ano passado e cobra participação na definição da estrutura de formulação das políticas voltadas ao audiovisual. Na carta o CBC aponta "preocupações diante de notícias 'extra oficiais' acerca de que, sem qualquer conhecimento prévio e participação das entidades representativas do setor, estariam sendo estudadas a implementação de medidas que, caso concretizadas, provocariam profundas mudanças nas atuais estruturas destinadas a formulação das políticas públicas, ao gerenciamento de programas, ações e projetos, enfim, ao atendimento geral das questões relacionadas ao setor audiovisual".

A diretoria do CBC pede na carta uma audiência com a ministra, "dentro do menor prazo possível".

Veja a íntegra do documento:

 

"Excelentíssima Senhora, Ana de Hollanda

 

DD. Ministra de Estado da Cultura

O CBC – Congresso Brasileiro de Cinema, entidade nacional a qual são associadas setenta e duas (72) entidades dos diversos segmentos do audiovisual brasileiro, vêm através desta lhe dar as boas vindas e saudar sua nomeação para o importante cargo de Ministra de Estado da Cultura.

Manifestamos ainda que, diante de sua trajetória de vida e de lutas pela cultura brasileira, nutrimos as melhores expectativas quanto ao seu sucesso e a certeza de que durante sua gestão, o permanente, democrático e cordial diálogo, bem como, as parcerias desenvolvidas pelo Ministério da Cultura, pela ANCINE e pela SAV – Secretaria do Audiovisual com o CBC e com diversas outras instituições do audiovisual brasileiro, não só serão mantidas, mas aprimoradas e fortalecidas.

Informamos que estamos encaminhando, em anexo, o documento final resultante do VIII CBC – Congresso Brasileiro de Cinema e do Audiovisual realizado em setembro do ano passado, em Porto Alegre (RS), registrando que o mesmo contou com a participação de mais de uma centena de entidades e de cerca de quinhentas pessoas do audiovisual. E que os entendimentos que vinham sendo mantidos junto ao MinC para a implementação de muitas das resoluções, propostas, sugestões e recomendações aprovadas tenham continuidade.

Por outro lado, gostaríamos infelizmente de também externar nossas preocupações diante de notícias “extra oficiais” acerca de que, sem qualquer conhecimento prévio e participação das entidades representativas do setor, estariam sendo estudadas a implementação de medidas que, caso concretizadas, provocariam profundas mudanças nas atuais estruturas destinadas a formulação das políticas públicas, ao gerenciamento de programas, ações e projetos, enfim, ao atendimento geral das questões relacionadas ao setor audiovisual. Informamos que tais especulações tem ganhado força e trazido intranquilidade ao setor, sendo agravadas pela compreensível indefinição quanto aos nomes que serão nomeados para a SAV – Secretaria do Audiovisual.

Neste contexto, como um primeiro gesto de aproximação e visando criar as condições para que o desejável e permanente diálogo entre Governo e Sociedade Civil, tenha continuidade, solicitamos que Vossa Excelência se digne a receber em audiência, dentro do menor prazo possível, uma comissão formada por diretores e membros de nosso conselho consultivo.

Certos da atenção de Vossa Excelência, renovamos nossos votos de estima e consideração e do mais pleno sucesso desta gestão que se inícia.

Atenciosamente,

Pela Diretoria
Rosemberg Cariry
Presidente do CBC – Congresso Brasileiro de Cinema Da Redação.

 

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *