Criança e Consumo notifica Café Pilão e Discovery Kids

Em agosto, o Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, fez duas notificações referentes a publicidades da Sara Lee Cafés e do Discovery Kids.

No caso da Sara Lee Cafés, detentora da marca Café Pilão, o Projeto considerou abusivo o filme “Bobinha”. O comercial, transmitido em maio deste ano, mostrava a mãe dando café com leite para a filha, como forma de convencê-la de que ela já é grande demais para ter medo de monstros. A propaganda dirigia-se às crianças, embora transmitisse valores que não são compatíveis com a boa formação dos pequenos, como a banalização da mentira nas relações familiares. Além disso, o filme incentivava a antecipação de fases da vida adulta e promovia, entre as crianças, uma bebida com características estimulantes.

Já a notificação enviada à Discovery Latin America LLC foi relativa ao concurso “Discovery Kids procura apresentadores”, também realizado em maio. Para participar do concurso, cujo prêmio era a possibilidade de participar da escalação do elenco do canal, cada criança deveria assistir à programação da emissora das 12h às 18h para anotar as palavras-chave divulgadas diariamente.

O Instituto Alana considerou a promoção abusiva, por submeter crianças à exposição prolongada de programações televisivas, o que não é recomendado por médicos e especialistas em educação infantil. Esse excesso contribui para a promoção de um estilo de vida sedentário, bem como para a diminuição da realização de outras atividades recreativas, além de expor o público a uma grande quantidade de mensagens publicitárias. A notificação foi encaminhada no dia 12 de agosto de 2010.

Leia a notificação do Instituto Alana ao Sara Lee Cafés:
http://www.alana.org.br/CriancaConsumo/AcaoJuridica.aspx?v=1&id=164
 
Acompanhe o caso do Discovery Kids:
http://www.alana.org.br/CriancaConsumo/AcaoJuridica.aspx?v=1&id=165

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