Embratel começa a instalar fibra óptica em São Paulo

A Embratel iniciou por Osasco um plano nacional de instalar redes de fibra óptica e cabo nas cidades para entrar no mercado de banda larga residencial — até agora, o serviço era ofertado apenas para o mercado corporativo. A meta é, em três anos, oferecer o serviço de banda larga para 4 milhões de residências. "A estratégia é fazer uma oferta combinada de produtos, usando as redes de fibra e de cabo para banda larga e telefonia e o serviço de TV por assinatura por meio de satélite (DTH)", informou, ao Tele.Síntese, Antônio João Filho, diretor executivo de televisão da Via Embratel. A operadora não pode, pela regulamentação atual, oferecer TV paga por meio do cabo. Por outro lado, vem liderando o crescimento no serviço de TV paga por DTH, já ofertado em mais de 4,5 mil municípios.

"Começamos com a oferta de banda larga residencial há um mês, com velocidades acima de 1 Mbps até 120 Mega", informou Antônio João. Na fase inicial, o serviço está disponível para cerca de 50 mil residências e a cidade de Osasco foi escolhida por ter "um perfil de consumo bom" e por ser uma área onde Net Serviços não opera. "A estratégia é não competir com a Net", ressaltou o executivo. Segundo a assessoria de comunicação da empresa, a banda larga de R$ 1 Mega está sendo oferecida por R$ 29,80 a mensalidade, no plano Via Completo, que combina a aquisição da banda larga com serviços de telefonia e de TV por DTH. O serviço de telefonia, por enquanto, não está sendo comercializado, mas a empresa está oferecendo para testes, por seis meses, gratuitamente. A oferta combinada tem diferentes pacotes. No menor, o pacote essencial, o assinante pode contratar a TV paga, com 55 canais, por 12 meses, mais a banda larga de 1 Mega, pagando mensalidade de R$ 84,7 (e tem seis meses de telefone fixo para testar). O maior pacote "TV Família Cinema" é combinado com a banda larga de 12 Mega e custa R$ 234,8 mensais (também num contrato de 12 meses) e o cliente tem direito a 96 canais, além do telefone para teste.

Meta de 1 milhão no DTH

O serviço de TV por assinatura por meio do satélite é o que mais tem crescido no país, segundo os dados da Anatel. A Embratel, que lançou o seu Via Embratel em dezembro de 2008, encerrou junho deste ano com 655,7 mil assinantes. A meta para o final de 2010 é ter 1 milhão de clientes no serviço de TV paga, segundo Antônio João.

A operadora, que focava inicialmente as classes econômicas de menor poder aquisitivo, está oferecendo sua TV paga para todas as classes sociais e está investindo no conteúdo de alta definição. No início de junho lançou nove canais de HD. O pacote HD oferece 96 canais SD, mais os 9 canais HD e o acesso a banda larga de 12 Mega por mensalidade de R$ 309,8.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *