Eleição para a direção da Fenaj começa nesta terça-feira

Reproduzido do Comunique-se

Entre os dias 27 e 29/07, jornalistas de todo o País escolherão seus representantes para Federação Nacional dos Jornalistas, a Fenaj. Duas chapas disputam o pleito: “Virar o jogo: em defesa do Jornalismo e do Jornalista”, encabeçada por Celso Schröder; e “Luta Fenaj”, liderada Pedro Pomar.

Schröder, atual vice-presidente da entidade, destacou a importância que a Fenaj tem no país, trabalhando em conjunto com comissões e sindicatos estaduais. O candidato lembrou da importância da eleição para o fortalecimento da profissão, por se tratar de voto direto para a escolha da nova direção da entidade.

"Nossa proposta é continuar a luta pelos direitos dos jornalistas, sempre trabalhando e representando a ética da profissão", declarou Schröder.

Pomar, candidato da oposição, afirmou que a chapa de Schröder representa a continuidade da atual direção, que foi marcada por "muitos erros" ao não batalhar para defender alguns direitos dos jornalistas, como o cumprimento da jornada de trabalho.

"Infelizmente a profissão convive com muitos problemas. Assédio moral, precarização dos salários e pejotização (contratos como pessoa jurídica, sem direitos trabalhistas). Espero que os colegas de profissão optem pela mudança", afirma Pomar.

A eleição da Fenaj é por voto direto. Podem participar os jornalistas sindicalizados em dia com as responsabilidades sindicais. Segundo previsão da Fenaj, cerca de 12 mil jornalistas devem votar. No pleito, também serão escolhidos os novos nomes para a Comissão Nacional de Ética da entidade. (Anderson Scardoelli)

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *