Empresas de telecom se unem mirando rede do PNBL

As empresas nacionais fornecedoras de soluções para o mercado de telecom Parks, Gigacom, CPqD, ASGA, WXBR, Datacom, Trópico, Icatel, Padtec e Digitel se uniram para formar o Gente – Grupo de Empresas de Tecnologia. O objetivo é prover ao governo uma solução tecnológica brasileira com competitividade global, que permita o fornecimento de hardware e software. O alvo é o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), que prevê ações para fomentar o desenvolvimento de tecnologia nacional em TIC e promover inovações na área de serviços de banda larga, com produtos de alto valor agregado.

Segundo Roque Versolato, coordenador do Gente, representante da Associação Brasileira das Empresas de Desenvolvimento Tecnológico de Telecomunicações (ABTec) e participante do Comitê Gestor do Programa de Inclusão Digital (CGPID), a união de empresas brasileiras com alto nível tecnológico, que investem, ao ano, mais de R$ 150 milhões s em pesquisa e desenvolvimento, trará benefícios à indústria brasileira, ao governo, à geração de empregos altamente qualificados e a retenção dos talentos no país, permitindo a colaboração mútua entre as empresas, universidades e centros de pesquisa, para obter ganhos de produtividade dentro do conceito de Arranjo Produtivo Local (APL).

A rede do PNBL atenderá, além da população, órgãos do governo federal, como Serpro, Caixa Federal, INSS e outros. “Sendo assim, circulará pela rede informações sigilosas do cidadão, que se encontram nesses órgãos. A tecnologia a ser fornecida pelas empresas do Gente será robusta, aberta e com domínio tecnológico nacional, de forma a inibir ataques, quedas e vulnerabilidades. Somente tecnologias desenvolvidas localmente podem garantir esta segurança”, disse Versolato.

*com assessoria de imprensa.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *