Copa do Mundo pode favorecer aumento do oligopólio na mídia

A Copa do Mundo se aproxima e, com ela, abre-se um mercado bastante lucrativo, o da informação. O evento, acompanhado por boa parte do público mundial, tem provocado mudanças na área das comunicações. Emissoras de rádio e TV têm investido em novos equipamentos para melhorar as transmissões e até em aquisições de novos veículos.

Esse é o caso do Chile, que teve seis emissoras de rádio compradas pela empresa espanhola Prisa. A empresa agora detêm 70% da audiência radiofônica do país, ocupando o espaço de transmissoras locais. Outro caso é também uma espanhola, a Planeta, que adquiriu a TV Colombia, cujo sinal chega à América Central, Caribe e a Costa dos Estados Unidos.

Outro fenômeno observado é que as pequenas empresas por sua vez estão perdendo espaço, e os espectadores e ouvintes que não têm condições de comprar as novas tecnologias digitais também estão sendo excluídos. Assim como os brasileiros, os chilenos reclamam dos altos preços para se assistir os jogos em TV Digital. Um conversor custa cerca de 80 dólares por lá. Aqui, soma-se ao problema de custo o baixo alcance do sinal digital no país.

Leia mais: http://alainet.org/active/38399

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *