Sindicato diz que compra do grupo O Dia pela Ongoing acontece em momento ‘propício’

O Sindicato dos Jornalistas da cidade do Rio de Janeiro mostrou-se atento à compra do grupo O Dia pela empresa portuguesa Ongoing Strategy Investments, responsável pelo jornal Brasil Econômico. Em nota, a entidade afirma ter esperança de que a situação financeira e dos profissionais da empresa brasileira melhorem após a concretização do negócio.

"É essencial que adotem uma política de pleno emprego, capacitada a gerar postos de trabalho a curto, médio e longo prazo. O mercado carioca de jornalismo não pode ficar restrito apenas a um grande empregado", informa o sindicato.

Além do jornal O Dia, o grupo brasileiro também é responsável pelos jornais Meia Hora e Campeão. O negócio resultou na aquisição de 100% das ações da empresa. O valor da transação gira em torno de R$ 75 milhões.

Segundo o sindicato, a compra acontece em um momento "propício à adoção de ações voltadas para o reposicionamento do jornal", em referência aos dois principais eventos do calendário brasileiro deste ano: a Copa do Mundo da África do Sul e as eleições presidenciais.
 
"O Sindicato acredita ainda que os novos donos do grupo O Dia têm condições para firmar, em caráter definitivo, um compromisso inequívoco e transparente com uma linha editorial capaz de contemplar a pluralidade de informação. É obrigação e dever dos veículos de comunicação garantir a divulgação de notícias com qualidade para os seus leitores, sem favorecer interesses que não sejam aqueles de caráter público", conclui o sindicato.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *