Pontos de Mídia Livre se reunem na Teia 2010

Além de várias atividades ligadas à Cultura, a Teia Brasil 2010: Tambores Digitais também reuniu em Fortaleza, entre os dias 25 e 28 de março, os projetos de comunicação premiados pelo primeiro edital de Pontos de Mídia Livre do Ministério da Cultura (MinC). Apesar de apenas 40 dos 82 pontos terem comparecido ao encontro, foi possível discutir todas as questões previstas e produzir um documento que sintetiza as propostas que surgiram na capital cearense.

Assim como ocorreu nos outros dois encontros dos pontos de mídia livre promovidos pelo MinC (em Pernambuco e Espírito Santo), a conversa centralizou-se em torno de alguns interesses comuns entre os projetos, como a importância de uma constante formação técnica e política dos midialivristas e a necessidade de tornar a prática da mídia livre mais sustentável.

Os debates também giraram em torno dos eixos de políticas públicas, plataformas digitais, articulação em rede e mapeamento das iniciativas. “Acho que o encontro foi positivo, mesmo que algumas questões precisariam de mais tempo para serem aprofundadas”, avaliou o consultor de Mídias Livres do MinC, Zonda Bez.

Edital

Pensando em ampliar o número de projetos contemplados, o MinC lançou o segundo edital de Pontos de Mídia Livre. Serão 20 prêmios, no valor de R$ 100 mil cada, destinados às iniciativas que alcançarem repercussão regional e nacional, e 40 prêmios, de R$ 50 mil cada, para as iniciativas de visibilidade local e estadual. No total, o recurso destinado ao prêmio é de R$ 4 milhões. As inscrições se encerram em 9 de abril.

Segundo o edital, “são consideradas iniciativas de mídia livre toda e qualquer iniciativa que articule comunicação e outras áreas do conhecimento, fazendo uso de suportes analógicos e/ou digitais, não possuindo financiamento direto e subordinação editorial a empresas de comunicação legalmente constituídas, e que agreguem e priorizem ações colaborativas e participativas, interatividade e atuação em rede na produção e difusão de conteúdos em formato livre, através de diferentes suportes de mídia (áudio, imagem, texto, vídeo e multimídia)”.

A diferença deste edital para o primeiro é basicamente os valores dos prêmios. “Ampliamos o valor do prêmio local pra 50 mil, acreditando na necessidade de chegar mais junto dos pequenos projetos, e diminuímos o valor do prêmio nacional para 100 mil, pois são organizações com maior capacidade de articulação para a sustentabilidade”, explica Zonda.

Para Zonda, um passo importante a ser dado para proliferar a política adotada pelo MinC deve ser o de descentralizar as ações, como aconteceu com os Pontos de Cultura, que passaram a ter uma relação de conveniamento com os estados. “Os Pontos de Mídia Livre devem utilizarem-se do selo/chancela que receberam para também atuarem junto aos governos estaduais e municipais afim de incluírem a comunicação e a mídia livre como área essencial a ser fomentada nos editais de incentivo à cultura. Afinal, como podemos desligar cultura e comunicação?”

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