Anatel registra 1,5 milhão de reclamações sobre telecom em 2009

Os números de reclamações contra operadoras de serviços de telecomunicações na Anatel chegaram a 110,8 mil em dezembro de 2009. O resultado só é maior do que o registrado em novembro do mesmo ano (106,2 mil) e a dezembro de 2008 (103,9 mil). No mês de março, por exemplo, as reclamações chegaram a 146,1 mil. O total de reclamações no ano chega perto de 1,5 milhão. O serviço móvel, com maior número de assinantes, é o responsável por mais da metade das reclamações. Em dezembro foram 56,9 mil queixas contra as celulares. 

O número maior de reclamações é sobre o serviço de cobrança das celulares, seguido das queixas contra o atendimento, serviços adicionais, promoções, reparos, cancelamento, bloqueio e desbloqueio, planos de serviços e código de acesso. A operadora com maior número de reclamações em dezembro foi a Brasil Telecom, seguida da Oi, TIM, Claro, Vivo, CTBC, AEIOU e Sercomtel.

A telefonia fixa, com menor número de assinantes (41,6 milhões ante 173,9 milhões das móveis), recebe proporcionalmente mais queixas, fechando dezembro com 36,5 mil reclamações. Apesar de alto, o número é menor do que o registrado em dezembro de 2008, quando foram anotadas  39,7 mil queixas contra as concessionárias. A TIM lidera o ranking de reclamações, seguida da Telefônica, BrT,  Embratel, Oi, GVT, CTBC, Sercomtel e Intelig. Os principais motivos de queixa são cobrança, reparo, atendimento, bloqueio, instalação de acessos individuais, cancelamento, planos de serviços, mudança de endereço, código de acesso e serviços adicionais.

Os serviços de acesso a internet fecharam dezembro com 11,3 mil reclamações sobre  reparo, cobrança, instalação, cancelamento, atendimento, bloqueio, mudança de endereço, contrato de prestação de serviço e provedor de acesso. Esse número é menor do que o registrado em dezembro de 2008, de 14 mil queixas.

As TVs por assinatura foram responsáveis por 4,7 mil reclamações de assinantes em dezembro de 2009 ante 3,5 mil queixas registradas em igual período de 2008. Cobrança, reparo, atendimento, cancelamento, instalação, programação, bloqueio, mudança de endereço, serviço de valor adicionado e serviços adicionais são os motivos das reclamações.

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