Em 2009, Observatório faz cobertura especial da Confecom e publica três especiais

Ao longo de 2009, o Observatório do Direito à Comunicação deu destaque a dois projetos especiais: a cobertura do processo da 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) e a realização de dossiês e especiais.

A Confecom foi o grande destaque da agenda das comunicações no Brasil no ano de 2009 e mereceu a criação de uma editoria especial no Observatório ainda quando sua convocação era uma reivindicação das organizações e movimentos sociais organizados na Comissão Pró-Conferência Nacional de Comunicação. Na editoria, estão reunidas tanto a cobertura realizada pela equipe do site, como as referências ao processo feitas em diversos veículos.

Na seção Biblioteca , foram reunidos os principais documentos oficiais do processo e também as contribuições de diversas entidades aos debates da Confecom.

Além da editoria especial, a etapa nacional da conferência recebeu atenção especial através do blog Observatório na Conferência e de nossa página no Twitter (@diracom) .

Especiais

Em 2009, o Observatório do Direito à Comunicação deu atenção especial à produção de conteúdos de referência em temas centrais para o debate sobre o direito humano à comunicação.

Em março, o Observatório publicou o dossiê “Produção regional na TV aberta brasileira – Um estudo em 11 capitais ”. A pesquisa levantou a presença do regional na televisão aberta, apontando com precisão e dados exclusivos a pouca diversidade que marca as grades de programação.

Em novembro e dezembro, foram lançados dois volumes da série Debates Fundamentais.

O primeiro deles – “A convergência tecnológica e o direito à comunicação ” – coloca em perspectiva os fatos e tendências decorrentes dos avanços das tecnologias da comunicação.

O segundo – “Sistema Público de Comunicação no Brasil: as conquistas e os desafios ” – apresenta um estado da arte do debate e das medidas até hoje implementadas ou apresentadas nesta área.

A série Debates Fundamentais é realizada com recursos vindos do Prêmio Ponto de Mídia Livre, concedido pelo Ministério da Cultura. Em 2010, outros seis volumes da série serão editados.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *