Qualificação profissional é debatida em Goiás

A proposta de criação de centros regionais de qualificação para profissionais da área do audiovisual foi objeto de consenso no último dia de debates da Conferência Estadual de Comunicação de Goiás (Conecom-GO), neste domingo, dia 22. O evento estadual vai encaminhar propostas à Comissão Organizadora Nacional (CON) da 1ª Conferência Nacional de Comunicação (1ª Confecom), programada para o Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, entre os dias 14 e 17 de dezembro.

Apresentada pelo segmento da sociedade civil empresarial, a proposta foi defendida de maneira unânime por todos os outros segmentos presentes no evento (sociedade civil e poder público). Para Alberto Carlos, diretor de expansão do Sistema Fonte de Comunicação, a falta de técnicos no mercado local afeta diretamente a qualidade da programação regional. “Não adianta estabelecer uma cota para a produção local e não investir na qualidade desses produtos”.

Ele lembra que são altos os custos para investir em um profissional. “Não temos centros de formação profissional nessa área em nosso estado. As grandes escolas estão todas no eixo Rio-São Paulo. Enviar uma pessoa para lá encarece muito o investimento”.

Maria José Braga, secretária-geral da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), concordou, mas fez uma ressalva. “Em vez de criar uma nova estrutura, o governo poderia fomentar a criação e ampliação desses cursos em espaços que já existem, como as universidades e escolas públicas”.

No entanto, Maria José reconhece o impacto que a medida teria na produção regional. “Uma maior presença de profissionais atuando no mercado geraria um grande estímulo à produção e veiculação de conteúdo local”.

A Conecom-GO encerrou ontem as suas atividades elegendo um corpo de 50 delegados (22 da sociedade civil, 22 da sociedade civil empresarial e seis do poder público) que irão em dezembro a Brasília representar o estado na 1ª Confecom.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *