Santa Catarina propõe defensoria pública para cultura digital e mídia comunitária

Reproduzido do site  do Ministério da Comunicações

A Conferência Estadual de Comunicação de Santa Catarina (Conecom –SC)  encerrou as suas atividades neste domingo  (15) com a apresentação de mais de 450 propostas que serão encaminhadas à Comissão Organizadora Nacional da 1ª Conferência Nacional de Comunicação (1ª Confecom) que acontecerá entre 14 e 17 de dezembro, em Brasília. A defesa de um novo marco regulatório de comunicação foi o tema de destaque na etapa catarinense, que apresentou entre suas propostas a criação de uma defensoria pública especializada em cultura digital e mídia comunitária.

A Conecom-SC mostrou a unidade dos três segmentos (sociedade civil, sociedade civil empresarial e poder público) nas elaborações das propostas. Cássio Giovani Turra, representante da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (ABRAÇO) na Comissão Organizadora Estadual, definiu como produtivos os debates. “Podemos ter avanços efetivos em relação às rádios comunitárias e em algumas questões pontuais como a necessidade de observação de parâmetros mínimos de produção de conteúdo dentro dos meios de distribuição”, disse.

A Secretária de Comunicação da CUT Nacional e membro da Comissão Organizadora Nacional, Rosane Bertotti, destacou a diversidade como a grande importância da 1ª Confecom. “Este é um momento que temos desde pensadores e acadêmicos até operários debatendo comunicação. Nessa oportunidade você tem o patrão e o empregado, o setor público e o contribuinte elaborando propostas de políticas públicas. É assim que se faz democracia”, afirma Rosane.

Com um total de 251 credenciados, Santa Catarina elegeu 45 delegados que representarão o estado na etapa nacional; 20 representantes da sociedade civil, 20 delegados da sociedade civil empresarial e cinco para poder público.

A Conecom-SC  realizou-se  nos dias 14 e 15 de novembro na Assembléia Legislativa em Florianópolis.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *