Encontro de Conhecimentos Livres da Chapada Diamantina discute propostas dos pontos de cultura

Entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro, o Ponto de Cultura Circo do Capão em parceria com o Pontão de Cultura Junta Dados (UNEB) recebeu os demais Pontos de Cultura do território no I Encontro de Conhecimentos Livres da Chapada Diamantina, que aconteceu no Circo do Capão, em Caeté-Açu (Vale do Capão). O evento, que teve como objetivo fortalecer a rede de pontos de cultura do território estimulando a valorização da cultura popular da região e pondo em prática a cultura da colaboração, contou com oficinas de produção audiovisual com softwares livres, metareciclagem, debates sobre licenças livres, sustentabilidade e economia solidária.

O Encontro dos Pontos de Cultura também foi um dos palcos dos debates sobre a Conferência Nacional de Comunicação que acontecem por todo o Brasil. Entre os destaques da discussão, houve o reconhecimento de um avanço na área cultural em políticas que contribuem para uma comunicação democrática, como as iniciativas dos pontos de cultura. Apontou-se, entretanto, a necessidade de ampliar as possibilidades de interação da produção audiovisual dos pontos e o sistema público de comunicação no Brasil. Como inserir a produção audiovisual dos pontos de cultura e produtores independentes – ou dependentes de editais – na TV Pública, sem reproduzir a lógica da cultura marginalizada é uma das preocupações levantadas pelos representantes dos pontos nas etapas preparatórias para a Conferência Nacional de Comunicação.

Na apresentação do Portal iTeia (http://www.iteia.org.br/index.php), que reúne acervo da produção multimídia de centros culturais, integrando e relacionando conteúdos de redes como os Pontos de Cultura e Casa Brasil, Pedro Jatobá ressaltou o resultado dos debates da Conferência Livre de Comunicação e Cultura, que aconteceu no final de setembro em Recife. No eixo de sustentabilidade, Jatobá destacou a necessidade de financiamento das mídias alternativas, dividindo a publicidade do governo, que deve ser investida também nesses veículos. “Hoje o governo subsidia apenas a grande mídia, mas deve haver cotas de mídia para veículos locais e alternativos, democratizando as fontes de acesso a informação pública e democratizando a verba publicitária, que também é pública”, afirma Pedro Jatobá.

As próximas etapas de Conferências Livres na Bahia acontecem no mês de Outubro em Ilhéus (09), Vitória da Conquista (15) e Barreiras (17).

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *